Página Inicial Recursos da Escola Notícias da Educação Fale Conosco Recursos Didáticos

Quantidade de Páginas visitadas

COLÉGIO RECEBE VISITANTES DA SEED
COLÉGIO ESTADUALOSMAR GUARACY FREIRE RECEBE VISITANTES DA SEED PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM GESTÃO ESCOLAR

O Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire – Ensino Fundamental, Médio e Profissional , localizado no Núcleo Adriano Corrêa, recebeu no dia 23/09/2014 a visita de uma comitiva formada pelo Chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, da SEED, Manoel José Vicente, acompanhado por sua equipe de trabalho, pelo diretor do Colégio Estadual Herbert de Souza, de São José dos Pinhais, Professor Roque Jungbluth, e por representantes do NRE de Apucarana: Professora Maria Onide Balan Sardinha, Chefe do NRE, e Inocêncio Cardoso, Coordenador Financeiro. Saiba como foi a visita e quais os seus objetivos, clicando sobre o título desta notícia...
Vídeos de Jornal Falado- O português que a gente faz
Os alunos que frequentam as aulas da Atividade Complementar de Língua Portuguesa, orientados pela professora Regina Foganholi, produziram dois vídeos de uma atividade voltada para o desenvolvimento da oratória. A atividade denominou-se Jornal Midiático - O português que a gente faz. Ações como estas contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: oralidade, comunicação, postura diante das câmeras, entonação da voz, melhoria na dicção, produção de textos informativos, entre outras.Os vídeos produzidos foram publicados no Youtube como forma de incentivar e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A professora e os alunos estão de parabéns pelo excelente trabalho. Assista as duas edições do Jornal clicando nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=f-mzh3wu1m0 parte 01

https://www.youtube.com/watch?v=A64BtawAHbc parte 02
CELEM PROMOVE SEMANA INTERDISCIPLINAR DE ESPANHOL E INGLÊS

Buscando fundamentar a prática do Ensino de Língua Espanhola e Língua Inglesa na interdisciplinaridade e na contextualização, as professoras do CELEM do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, juntamente com seus alunos, desenvolvem atividades que estimulam a aprendizagem crítica e significativa, por meio da abordagem de temáticas que atendam os interesses e necessidades dos alunos, dentro do contexto sócio-histórico-cultural em que estão inseridos.


Promover um contraponto com a cultura estrangeira estimula o aluno a desenvolver a habilidade de leitura e escrita em Língua Estrangeira Moderna. Uma das atividades realizadas com este intuito foi a Semana Interdisciplinar de Espanhol e Inglês, ocorrida no final do terceiro bimestre letivo. Durante a semana, os alunos tiveram contato com a cultura dos países que falam a língua espanhola e a língua inglesa por meio de vídeos, imagens, músicas, danças e da culinária. Para encerrar as atividades alusivas a este evento, os alunos aprenderam a fazer e experimentaram pratos típicos como Sangria, Guacamole, Hot Dog, Pie and Mash ( torta de carne moída com purê de batata), entre outros.


Com atividades como estas, as professoras de espanhol, Regina Alves Foganholi e Shirley Ventrilho, e a professora de Inglês, Helena Maria Martins, têm conseguido despertar nos alunos a vontade de aprender diferentes línguas.


Os cursos de língua estrangeira ofertados neste colégio são mantidos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, portanto, são gratuitos. Todos os alunos, professores e funcionários da rede pública estadual e pessoas da comunidade em geral podem participar. No ano de 2014 serão ofertados cursos de espanhol, francês e inglês. As matrículas já se encontram abertas, conforme cronograma abaixo:


06/11/13 a 06/12/13: alunos, professores e funcionários de qualquer escola da rede pública estadual


06/11/13 a 02/12/13: comunidade em geral


Para mais informações, entrar em contato com a escola pelo telefone (43) 3424 6562 ou comparecer na secretaria do Colégio, localizado na Rua Serra do Mar, 90 - Núcleo Adriano Corrêa, em Apucarana, das 8 h às 17 h, de segunda a sexta feira.


Veja algumas fotos do evento clicando sobre o título desta notícia.

Concurso de Vídeo - Premiação

O aluno John Keid de Souza Melo e a professora Michelle Carolline de Almeida, acompanhados pela mãe do aluno, Márcia Ferreira de Souza, estiveram em Brasília no dia 17 de outubro para receber premiação pela conquista do 1º lugar na Categoria Vídeo, na região sul do Brasil, em concurso promovido anualmente pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça ( Senad/MJ), com o propósito de incentivar o debate nas escolas sobre a Prevenção ao Uso de Drogas.


O aluno John, orientado e auxiliado por seus professores e equipe pedagógica, produziu um vídeo intitulado “Cada coisa no seu lugar”, em que, em apenas 53 segundos, consegue transmitir a mensagem da importância da educação na prevenção ao uso de drogas.


Embora o prêmio tenha sido entregue a apenas um aluno e um professor, a produção do material audiovisual é o resultado de um trabalho preventivo constante desenvolvido no Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire. Conforme a diretora do estabelecimento, professora Marlene Beletato, o trabalho educativo desenvolvido pelo colégio envolve tanto a comunidade escolar como as famílias dos alunos. Graças a este trabalho conjunto da escola com a família, o estabelecimento de ensino não tem tido problemas com drogas, com violência escolar e nem com porte de armas.


Parabéns a toda a comunidade escolar pelo prêmio merecidamente conquistado.


Assista ao vídeo ganhador do prêmio acessando o link abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=O24Aw9kPFmE




Vídeo produzido por aluno do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire Conquista o 1º Lugar em concurso promovido pela SENAD



O aluno do 6º ano, Jonh Keid de Souza Melo, orientado pela professora de Arte, Michelle Carolline de Almeida, do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, conquista o primeiro lugar na Região Sul ( Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) no III Concurso Nacional de Vídeo, promovido pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas.


A comunidade escolar desenvolve um excelente trabalho visando contribuir para a diminuição da exposição das crianças e dos jovens aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil, violência na escola, bullying). Sendo assim, a prevenção ao uso indevido de drogas é uma temática amplamente discutida na escola, e ao surgir a oportunidade de participar do concurso, professores e alunos aproveitaram para disseminar o trabalho que realizam e produziram seu vídeo encaminhando-o para concorrer à premiação.


O vídeo produzido enfoca a prevenção ao uso indevido de drogas, tendo como título “Cada coisa no seu lugar”. O vídeo, com apenas 1 minuto de duração, transmite a importante mensagem de que a educação é fator primordial para a prevenção ao uso indevido das drogas e de que o lugar de criança é na escola, longe das situações de riscos hoje presentes na sociedade.


A divulgação do vídeo será de responsabilidade da SENAD e em breve o mesmo será divulgado pelos meios de comunicação, nas campanhas publicitárias realizadas pela citada secretaria.


O aluno receberá o prêmio de R$ 3.000,00 e a escola, certificação pela participação.


A data prevista para entrega da premiação será 16 de outubro e o aluno, acompanhado pela professora Michelle, irá até Brasília para receber seu prêmio, representando a região sul do Brasil no evento.


Parabéns a toda a comunidade escolar do C. E. Osmar Guaracy Freire pela conquista de mais um prêmio nacional.

JORNAL DE POESIA 2013
Acesse o Jornal de Poesias, clicando sobre o título desta notícia
COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
A comunidade escolar preparou um delicioso café da manhã em homenagem às mães. Participaram do evento mães de alunos, professoras e funcionárias. Alunos, orientados por seus professores, prestaram lindas homenagens às mães presentes.
A escola aproveitou ainda o evento para realizar o lançamento de dois jornais, sendo um de poemas, elaborado pela professora Helena e seus alunos, e o outro é um periódico elaborado pelos alunos que participam da Atividade Complementar de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Regina.
Acesse cópia do Jornal O português que a gente faz, clicando sobre o título desta notícia
Alunos do Colégio Osmar G. Freire Participam dos Jep's- Fase Municipal

Nossos alunos estão representando o colégio em duas modalidades esportivas: xadrez estilo rápido e futsal, com equipes masculinas e femininas.


No último sábado, aconteceu a rodada de xadrez e nossos alunos obtiveram a seguinte classificação:


Feminino B:


4º Lugar: Rosane Cristina Teodoro


Feminico C:


1º Lugar: Millena Isadora Floriano dos Santos


2º Lugar: Ketlyn Maria Maciel de Brito


Masculino B


8º Lugar: Davi José Gregório Maciel de Brito


Parabéns aos alunos pela participação e pelos excelentes resultados no xadrez!


Quanto à modalidade de futsal, as rodadas ainda estão acontecendo e nossos times masculino e feminino continuam firmes na competição.


Boa sorte a todos os participantes!



COLEGIO RECEBERÁ REFORMA E MELHORIAS

Aconteceu no dia 19 de março/2013, no pátio do colégio, uma reunião que contou com a presença de pais, professores, funcionários, alunos, diretora do estabelecimento de ensino e a Chefe do NRE de Apucarana, Professora Maria Onide Balan Sardinha. Durante a reunião, a chefe do NRE informou aos presentes que o colégio receberá recursos para reformas e melhorias.


A comunidade escolar está muito feliz com esta notícia, pois esta é uma luta de vários anos. Foram muitos os processos enviados para a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, solicitando melhorias e ampliação dos espaços escolares. Por isso, a boa nova trazida pela Senhora Maria Onide trouxe muita alegria para a comunidade.


As obras devem ocorrer durante o ano de 2013 e a comunidade está confiante de que iniciará o ano de 2014 com a reforma já concluída.


Agradecemos a Senhora Maria Onide pela visita realizada ao colégio e ficamos na torcida para que a reforma se inicie logo e para que seja concluída com sucesso.


Veja registro fotográfico da reunião clicando sobre o título desta notícia.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
 Nossa comunidade escolar realizou um evento em homengem aos pais, no dia 10 de agosto.

O evento contou com várias atividades, como: palestra ministrada por um Promotor Público sobre a corrupção; enfermeiras do Posto de Saúde Joaquim Trizotti estiveram presentes aferindo pressão arterial, fazendo teste de glicemia e realizando atividades para alongamento e relaxamento muscular; apresentações artísticas. Logo após as atividades, os pais saborearam um delicioso jantar preparado por professores e funcionários do colégio. Veja algumas fotos do evento, clicando sobre o título desta notícia.



COLÉGIO OSMAR GUARACY OFERTARÁ CURSO TÉCNICO A PARTIR DE 2013

BOA NOTÍCIA PARA A COMUNIDADE !


Foi aprovado pela Secretaria de Educação a implantação da Educação Profissional Técnica em Nível Médio - Curso Técnico em Eventos - para o início do ano de 2013. As pessoas interessadas em cursar o referido curso, o qual acontecerá no período noturno, com duração de 01 ano, já podem procurar o colégio para fazerem uma pré-inscrição.


O profissional técnico em eventos detém conhecimentos científicos-tecnológicos que lhe permitem atuar de forma consciente na sociedade e no mundo do trabalho. Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos. Atua em órgãos públicos, restaurantes, parques de exposição, cruzeiros marítimos, hotéis; atua como promoter, na organização de eventos em geral ( casamentos, aniversários, shows, eventos empresariais, etc.) 



Interessados em realizarem o curso devem entrar em contato com o colégio para reserva de vagas, pelo e-mail: guaracyfreire@yahoo.com.br, pelo telefone (43) 3424 6562, ou podem, ainda, comparecer na secretaria do colégio, sito à Rua Serra do Mar, 90 – Adriano Corrêa - Apucarana - Paraná.




 

PROTAGONISMO JUVENIL - ESCOLA SOLIDÁRIA
Alunos e professores arrecadaram roupas na comunidade para doarem às famílias carentes do bairro. A doação ocorreu por meio do Bazar da Solidariedade, organizado no pátio da escola, pelo Grêmio Estudantil. Esta é uma ação que encontra-se incorporada  às práticas escolares, pois já há vários anos, os alunos organizam o bazar,  contribuindo assim para aquecer o inverno das famílias que procuram o colégio para buscar as roupas de que necessitam. Veja fotos do Bazar que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio/2012, clicando sobre o título desta notícia.



"Sou responsável pelo lixo que produzo"

Comunidade Escolar do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire Protagoniza Ações em Prol do Meio Ambiente



Diante das tragédias ambientais que têm assolado nosso planeta, devemos nos perguntar qual a contribuição que cada um de nós pode dar para cuidar da natureza e evitar estas tragédias.


O Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire cumprindo o seu papel de formar e informar, desenvolve desde o ano de 2010, com continuidade em 2011 e 2012, em parceria com pais, alunos, professores e funcionários, organizados pelos órgão colegiados ( Conselho Escolar, APMF e Grêmio Estudantil) o projeto “Sou Responsável Pelo Lixo que Produzo”, almejando propiciar a formação de uma consciência ecológica, alicerçada na percepção de que todos somos responsáveis pela preservação ambiental, começando pelo espaço em que vivemos e pela responsabilidade em relação ao lixo que cada um nós produz cotidianamente.


Essa consciência ecológica está sendo desenvolvida a partir de momentos de análise, reflexão, questionamentos sobre a importância de preservar o ambiente em que vivemos; da indicação de formas de valorização do meio ambiente, para que os educandos percebam a parcela de contribuição que podem oferecer à sociedade, mediante o respeito e o cuidado para com a natureza, para com a sua casa e sua escola.


Como medida concreta, o colégio retirou os latões de lixo das salas de aula e adotou o uso de sacolinhas sustentáveis individuais, as quais passam a integrar o material escolar. Em suas sacolinhas, os alunos depositam o lixo que produzem durante o tempo que permanecem na escola ( pontas de lápis, papel, embalagens). Na saída das aulas, o lixo é depositado em recipientes adequados à coleta seletiva, disponíveis no colégio, ou levado para casa e depositado no lixo coletado, de forma seletiva, em suas residências.


As sacolinhas foram confeccionadas graças a doação de tecidos feita por uma empresa local e ao prêmio em dinheiro conquistado pela escola em um concurso nacional. Sua estampa e o Slogam foram produzidos pelos alunos e selecionados por meio de um concurso interno.


Os resultados desse projeto educacional são visíveis na limpeza e no cuidado com a organização das salas de aula e dos demais espaços escolares e no senso de responsabilidade ambiental demonstrado pelos alunos em suas produções textuais e, principalmente, em suas ações cotidianas.


A Diretora do Estabelecimento de Ensino, Professora Marlene Beletato, destaca: “Desta forma, estamos demostrando ao nossos alunos que o progresso pode caminhar de mãos dadas com a natureza. Podemos continuar trilhando o caminho do desenvolvimento sócio econômico, mas de forma sustentável, com um novo jeito de caminhar, priorizando o meio ambiente, visando a formação de um mundo mais humano e com qualidade de vida. Assim, o meio ambiente passará a ser um 'ambiente inteiro', com nossas riquezas naturais preservadas e com qualidade e vida plena para todos.” Veja algumas fotos relativas ao projeto clicando AQUI.



Premio Nacional em Gestão Escolar


VIVA! VIVA! VIVA!!!!!!!!!!!!!!!




COLÉGIO CONQUISTA O 1º LUGAR  NA FASE ESTADUAL DO PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR !




Nosso colégio está participando do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, no qual todas as ações pedagógicas e administrativas são avaliadas. Tivemos a grata surpresa de receber um telefonema da Secretária da Educação do Estado do Paraná, Senhora Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, nos parabenizando pela conquista do 1º lugar entre as escolas estaduais inscritas no concurso. Nosso projeto agora irá competir com os projetos ganhadores dos demais estados brasileiros. Vamos todos juntos ficar na torcida para sermos merecedores do 1º lugar também em nivel nacional. Acesse o link abaixo e leia notícia publicada no Jornal Tribuna do Norte sobre o prêmio conquistado.


Jornal Tribuna do Norte
IDEB




Toda a  nossa comunidade escolar ( professores, alunos, pais e funcionários) está de parabéns pela conquista do primeiro lugar no IDEB entre as escolas estaduais de nosso município.  Com certeza, alcançamos esta colocação pelo esforço coletivo, pelo empenho de cada um em busca da melhoria da qualidade de educação. Clique sobre o link  abaixo para visualizar o resultado das escolas: http://portalideb.inep.gov.br/











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito